Dicas de Redação
REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA
A Prova de Redação em Língua Portuguesa tem o objetivo de avaliar a
capacidade de expressão na modalidade escrita da Língua Portuguesa. O candidato
deverá produzir texto dissertativo, com extensão mínima de 30 linhas e máxima
de 60 linhas, legível, caracterizado pela coerência e coesão, com base em um
tema formulado pela banca examinadora. Com a função de motivar o candidato para
a redação, despertando ideias e propiciando o enriquecimento de informações,
poderá haver, na prova, textos e outros elementos correlacionados ao assunto em
questão.
Os critérios de avaliação mais abrangentes referem-se ao desenvolvimento do
tema, à observância da apresentação e da estrutura textual e ao domínio da
expressão escrita. Em termos restritos, estabelecem-se critérios específicos
ligados a cada item.
Lembrete:
Não se esqueça de responder ao questionário socio-cultural para o CESPE.
Cuidado com letras maiúsculas fora da lógica dos Períodos construídos no
texto!
A LETRA
A letra pode mostrar a sua personalidade. Existe uma ciência que trata disto
é a GRAFOLOGIA.
Para nós o que interessa na Redação é a Estética da escrita e a aplicação da
técnica de dissertação:
- Nada de n parecido com r;
- Nada de s parecido com j;
- Nada de j com cara de s ou vice-versa;
- Nada de y com cara de g e vice-versa;
- Nada de m com cara de n;
- Nada de sc com cara de x e vice-versa;
- Nada de t com cara de f;
- Nada de ç com cara de ss;
- Nada de bolinha nos is;
- Nada de h com cara de m maiúsculo;
- Nada de letra maiúscula onde deveria ser minúscula exceto se a norma pedir;
- Nada de rr com cara de m ou vice-versa;
- Procure fazer uma letra manuscrita, a de forma confunde muito, ocupa espaço e
não se pode distinguir a CAIXA ALTA da BAIXA;
- Não se perca em detalhes mas escreva com boa grafia (normalmente as moças
prezam mais pela boa letra mas podem perder tempo enfeitando muito);
- Não escreva palavras com dúvida de grafia;
- Não acelere o ritmo para acabar logo nem demore demais para não perder tempo;
- Não exceda em reticências, ponto e vírgula, dois pontos e vírgula sem
necessidade;
- Não ultrapasse as margens do papel tanto nas laterais quanto no topo e no fim
da pauta. Para isto existem as faixas de limite do papel;
O mais importante: Letra com firmeza e segurança, bem nítida, bem clara,
média, com ritmo tranquilo e sem correria e bastante estética na redação para
facilitar a leitura e a compreensão da estrutura de seus pensamentos e opinião
pessoal ou dentro da sugestão do texto apresentado.
Resumindo as últimas dicas, podemos dizer que o ato de escrever exige:
- Um plano articulado e você já aprendeu como fazê-lo;
- Meditação e concentração na formação de ideias. Isto depende do quanto
escreveu, atualizou e de sua segurança na dissertação;
- Esquematização da estrutura e você viu muito disto nas dicas;
- Reflexão no entendimento da mensagem (Eu escritor também sou leitor e mais
que isto: Sou Examinador e Crítico de meu próprio texto. O meu "Eu"
se registra em minha redação pela organização, pela letra e pela lógica de meus
pensamentos. Isto já é tema para uma tese de pós-gradução em linguística por
sua importância na análise de redações dos vestibulandos;
- Uma escrita legível, proporcional, nem dilatada nem apertada demais, bem
limpa sem borrões, com uma velocidade rítmica regular (muitas vezes a turma
começa a rabiscar e nada se entende no final), sem muitos ornamentos na letra,
com uma pressão forte e segura e sem muita tensão;
- Calma e atenção. Autocontrole e fidelidade ao tema;
- Muito exercício e treino. Análise do texto e compreensão das estruturas
gramaticais;
- Determinação em suas exposições e opinião final;
- Capacidade de coordenar suas ideias sem perder a facilidade de expressão;
- Bastante leitura acerca do assunto e concentração no que vai ser redigido;
- Prática de Redação Dissertativa (quanto mais cedo começar a escrever
melhor sua integração de estilo que é pessoal e ninguém faz duas redações
iguais exatamente pela capacidade dialética de reter informações expondo-as na
memória e dispondo-as de maneiras diferentes dentro de sua forma de
pensamento);
- Cuidado com a ortografia e as acentuações;
- Atualização dos fatos através de jornais e revistas;
- Ser fiel ao que escreve e sentir segurança (como vocês dizem: "sentir
firmeza");
- Conhecimento de suas estruturas e técnicas. Você já teve um despertar
sobre este assunto!
- Idéias bem delimitadas com opinião pessoal e bem objetiva (quando exigida)
ou de acordo com a análise do texto proposto para afirmar ou negar sua opinião
(seu pensamento escrito);
- Seleção e ordenação da ideia central que fortalecerá as acessórias
mantendo a unidade da redação;
- Uma redação espontânea e natural que agrade os dois lados da comunicação
(vestibulando/examinador) mostrando harmonia e simplicidade na forma
estrutural-lógica, prezando pelas normas gramaticais (regências, concordâncias
e análise sintática);
- Uma estrutura com equilíbrio na exposição de ideias e regularidade de
conjunto;
- Não faça menos que o exigido e nem ultrapasse o máximo de linhas na
dissertação da folha de Redação (Para isto você ganha uma folha de rascunho).
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