Como é que se começa uma Dissertação?
Muitas vezes já nos perguntamos isso. Quantas vezes! Geralmente, dois
impasses são os mais evidentes ao se escrever: começar e terminar uma redação;
além disso, é claro, outros: pôr título, argumentar em três ou quatro
parágrafos...
A tese (parágrafo introdutório ou parágrafo inicial) pode ser obtida através
de alguns procedimentos: para tanto, são usadas definições simples, afirmações,
citações, sequências interrogativas, comparações de características históricas,
sociais ou geográficas.
Para se elaborar a tese, deve-se ter preocupação fundamental com o tema
oferecido, levando-se em conta que o parágrafo introdutório é o norteador de
toda a estrutura dissertativa, aquele que carrega uma ideia nuclear a ser
utilizada de maneira pertinente em todo o desenvolvimento do texto.
Podemos iniciar nossa dissertação usando:
1. Tipos de tese
Conceituando (definindo) algo (um processo, uma ideia, uma situação).
É a forma mais comum de começar. Exemplo:
"Violência é toda ação marginal que nos atinge de maneira irreversível:
um tiro que se nos é dado, um assalto sem que esperemos, nosso amigo ou
conhecido que perde a vida inesperadamente através de ações
inomináveis..."
2. Apresentando dados estatísticos sobre o assunto enfocado pelo tema
"Hoje, nas grandes cidades brasileiras, não existe sequer um indivíduo
que não tenha sido vítima de violência: 48% das pessoas já foram molestadas,
31% tiveram algum bem pessoal furtado, 15% já se defrontaram com um assaltante
dentro de casa, 2% presenciaram assalto a ônibus..."
Este tipo de tese não é aconselhável se não se mesclar a direcionamento
argumentativo.
3. Fazendo uso de linguagem metafórica ou figurativa
Esta tese é utilizada basicamente em redações dissertativas de cunho
reflexivo:
"Sorteio de vagas na educação... triste Brasil! Tristes e desamparadas
criaturas que transformam-se em números sem particularidade individual e
acabam, como num bingo do analfabetismo, preenchendo cartelas da ignorância.
Triste Brasil que em vez de fazer florescer intelectos, faz gerar o desconsolo
e o descontentamento, impede o progresso intelectual e faz ressaltar a maior
das misérias: a marginalidade que se cria fora do saber."
4. Narrando, através de flashes, acontecimentos, ações
Nar-ran-do, não se espante! Bem conduzida, esta sequência integra apenas o
parágrafo introdutório. Cuidado! Não se desvie da dissertação introduzida dessa
forma. O perigo é, sob pressão, continuar a narração.
"Durante nove meses, agentes do serviço secreto da presidência da
República realizaram gravações .. clandestinas na rede de telefones usada pelas
diretorias do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no
centro do Rio de Janeiro. Por mais de 30 semanas, os espiões da Abin, Agência
Brasileira de Inteligência, gravaram conversas do presidente Fernando Henrique
Cardoso, de ministros, dirigentes estatais e empresários. Depois se soube a
divulgação parcial dessas fitas detonou uma crise política e acabou na demissão
do então ministro das Comunicações, Luiz Carlos Mendonça de Barros."
5. Apresentando uma interrogação ou uma sequência de interrogações
É comum o aluno dirigir-se ao professor indagando se este tipo de introdução
não empobrece a dissertação do vestibular. Não se for bem conduzida:
- em primeiro lugar, na hora do "branco", é sempre melhor começar interrogando que não começar;
- em segundo lugar, tome cuidado com o número de interrogações: todas deverão ser respondidas por você nos parágrafos argumentativos pois, afinal, é você quem estará opinando e não deve esperar respostas de ninguém, muito menos de seu corretor. "Seu bombril é da Bombril? E a gilete é da Gillette? De tão conhecidas, estas marcas viraram nomes de produtos e foram incorporadas aos dicionários de português como se fossem substantivos comuns."
"É verdade que, depois da porta arrombada, uma tranca é sempre nela
colocada? Foi pensando assim que o governo nomeou, na última semana, a
procuradora aposentada Anadyr de Mendonça Rodrigues para comandar a
Corregedoria Geral da União, que tem status de ministério porque visa à
apuração de todas as irregularidades cometidas no país."
6. Contestando definições, citações ou opiniões
Engano de o aluno imaginar que não possa contrariar o tema proposto; ele
pode (e deve) expressar livremente suas opiniões. Só assim haverá registro real
de seu pensamento. Não mistificar o que pensa sobre os fatos, acontecimentos, é
fundamental para a obtenção de boa nota. Nós só encontramos coerência verbal
eficaz quando somos verdadeiros no que dizemos.
"Embora se divulgue largamente que a mulher está conquistando espaços
tipicamente masculinos, é preciso observar que isso nem sempre se configura
como realidade. O posto mais importante deste país, quer na vida pública, quer
em empresas privadas, são sempre ocupados pelo sexo masculino. As pessoas parecem
não confiar muito no trabalho da mulher; embora saibamos que ela é tão
competente quanto o homem. "
7. Organizando uma trajetória que vá do passado ao presente, do presente
para o passado, ao comparar social, histórica, geograficamente fatos, ações humanas,
ideologias
"Na Idade Média, no Renascimento ou até mesmo durante o Século das
Luzes, a mulher esteve sempre a disposição da família, dos trabalhos domésticos
e da criação dos filhos; somente no século XX ela ganha, ainda que não
suficientemente, coragem para inserir-se no "mundo dos homens":
pilota, dirige grandes empresas, constrói edifícios. "
8. Evidenciando uma série de argumentos que futuramente serão usados como
expansores de parágrafos argumentativos
"Poucas vagas para as crianças, muita propaganda na tevê, um número
exorbitante de adultos analfabetos, um país fingindo que sabe ler..."
Observação: cada um dos argumentos acima numerados podem, individualmente,
ser transformados em um parágrafo argumentativo que discuta, por exemplo, a
falta de vagas na escola.
9. Comparando social, geográfica ou historicamente nações, ações,
acontecimentos, circunstâncias
O que poderia haver de comum entre jovens pobres do Harlem no final do
século XX e um poeta italiano do século XIII? A equipe de McClintock mostrou
que Dante, como eles, também era rebelde, incompreendido, pressionado.
(Gilberto Dimenstein, Projeto Aprendiz, via Internet)
"Enquanto que em países desenvolvidos como o Japão ou I tália o índice
de mortalidade infantil é inferior a 2%, na América Latina há regiões em que
atinge os imorais 6,4%, como em alguns bolsões de miséria absoluta no Piauí,
sul do Pará e Maranhão."
"Antigamente se dizia do FGTS que se tratava de uma "poupança
forçada". Estávamos no regime militar e, sempre que possível, punha-se
ênfase no fato de que as coisas eram "forçadas". Mas o tempo passou,
e o FGTS acabou promovido "patrimônio do trabalhador", inclusive com
os sindicatos participando de sua gestão."
(Gustavo Franco, revista Veja)
10. Caracterizando aspectos físicos ou espaços (fechados e abertos),
descrevendo-os
"Um corredor superlotado, pessoas deitadas pelo chão, nas macas, sobre
pias, em péssimas condições de higiene e de saúde: eis uma fotografia da
perversa realidade brasileira na área da saúde."
"É num pequeno sobrado, numa rua de pouco movimento, que acontecem,
entre paredes encardidas, na salta exígua, as sórdidas negociações envolvendo
os incentivos oficiais da Sudam, em Belém."
Além desses tipos que agora aprendemos, você poderá utilizar-se de um expediente
interessante quando começar suas redações: mesclar os dez tipos que temos
disponíveis. Que tal, por exemplo, interrogar e descrever?
Quem poderia supor Miss Brasil 2001 totalmente biônica? Quem poderia apostar
numa miss quase robótica produzida a partir de 19 cirurgias plásticas? Pois foi
o que aconteceu. Juliana Borges, a gaúcha vencedora do concurso, arrumou as
orelhas de abano, sugou excessos na barriga, costas e quadris, injetou silicone
nas maçãs do rosto e nos lábios, além de dezenas de outras
"arrumadinhas" antes de vestir o maiô e desfilar, encantadora, quase
perfeita, pela passarela."
Elaboração: Equipe Aprovação Vestibulares e Concursos
Disponível em:
http://www.algosobre.com.br/redacao/como-e-que-se-comeca-uma-dissertacao.html
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