Avaliação da Redação - Os
Cinco Pecados Capitais
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Veja os equívocos
apontados por organizadores de concursos e vestibulares como os mais cometidos
pelos candidatos.
1) Ordenação das ideias
A falta de ordenação é um erro comum e indica, segundo os organizadores de vestibulares, que o candidato não tem o hábito de escrever. O texto fica sem encadeamento e, às vezes, incompreensível, partindo de uma ideia para outra sem critério, sem ligação.
2) Coerência e coesão
Em muitas redações, fica evidente a falta de coerência: o candidato apresenta um argumento para contradizê-lo mais adiante. Já a redundância denuncia outro erro bastante comum: falta de coesão. O candidato fica dando voltas num assunto, sem acrescentar dado novo. É típico de quem não tem informação suficiente para compor o texto.
3) Inadequação
A inadequação é um tipo de
erro capaz de aparecer inclusive em redações corretas na gramática e ortografia
e coerentes na estrutura. Nesse caso, os candidatos costumam fugir ao tema proposto,
escolhendo outro argumento, com o qual tenham maior afinidade. O distanciamento
do assunto pode custar pontos importantes na avaliação.
4) Estrutura dos parágrafos
Muitos dos candidatos têm
demonstrado dificuldade em separar o texto em parágrafos. Sem a definição de
uma ideia em cada parágrafo, a redação fica mal-estruturada. Um erro muito
comum, nesse caso, é cortar a ideia em um parágrafo para concluí-la no
seguinte. Ou, então, deixar o pensamento sem conclusão.
5) Estrutura das frases
Erros de concordância nos
tempos verbais, fragmentação da frase, separando sujeito de predicado,
utilização incorreta de verbos no gerúndio e particípio são algumas das falhas
mais comuns nas redações. Esses erros comprometem a estrutura das frases e
prejudicam a compreensão do texto.
Disponível em: http://www.soportugues.com.br/secoes/Redacao/Redacao4.php
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