quarta-feira, 13 de março de 2013

Unhas: Elas espelham a sua saúde.

Faz um tempo que não posto nada além de poesias e dicas de língua portuguesa, assim a fim de descontrair e ao mesmo tempo oferecer algo legal e interessante achei este artigo sobre unhas, isso mesmo "unhas", você sabia que através dela podemos detectar problemas de saúde? Não! Então confira no post abaixo. Divirtam-se!

Aprenda a detectar problemas de saúde atraves das unhas

Pés e mãos.

Ao contrário do que estamos acostumados (as) as unhas não servem somente para passar esmalte ou deixar crescer por que ficam bonitas, elas ajudam na nossa saúde. É possível detectar se há problemas de saúde através das unhas. Por exemplo, quando você fazer uma cirurgia ou até mesmo mulheres na hora do parto, os médicos pedem para que não estejam com as unhas esmaltadas. Pois através delas, é possível saber até se houve alterações da pressão no paciente ou até mesmo muita perda de sangue, algum mal na saúde, entre outros. Você sabia que alterações nas unhas como cor, descamação e até mesmo uma alteração no formato das unhas são pequenos fatores que podem indicar de uma pequena micose até a um grave problema cardíaco? Então continue lendo e saiba como decifrar você mesmo (a) como anda sua saúde.

Problemas de saúde pelas unhas

Unhas.

As unhas são compostas por queratina uma substância também pode ser encontrada em nossos cabelos e feita de várias camadas de Lâmina ungueal, o leito ungueal, matriz ungueal, lúnula e por fim a Cutícula. Uma unha saudável tem a aparência transparente, lisa, e suave, sempre colada no leito e apresentando um crescimento contínuo. As unhas das mãos demoram em média de cinco a seis meses para crescer da base até a ponta. Mas isso pode variar de pessoa a pessoa devido a algumas características relacionada à idade, raça, clima, entre outros.

Como detectar problemas de saúde pelas unhas 

   Unhas onduladas.

Unhas com ondulações: para as mulheres que usam esmaltes estas ondulações ficam aparentes mesmo se usando mais de uma camada de esmalte na superfície da unha afetada. Mas estes tipos de alteração nas unhas podem indicar problemas na saúde como traumas na hora da retirada da cutícula. E mais grave ainda, pode indicar problemas de saúde como anemia, também algum problema na saúde cardíaca ou pulmonar.

Unhas amareladas.

Unhas amareladas: unhas amareladas ou com manchas amarelas são problemas de saúde mais frequentes em pessoas fumantes, mas também pode indicar um uso contínuo ou uma ingestão em excesso deste tipo de medicamento. Também podem indicar problemas na saúde como diabetes, micoses, problemas no fígado.

Unhas arroxeadas.

Unhas arroxeadas: Podem indicar problemas na saúde, tais como micoses, tumores, problemas no coração, lúpus, eritematoso, entre outros. O uso de medicamentos usados para corrigir defeitos de coagulação (coagulantes).

Unhas com manchas brancas.

Manchas brancas: podem indicar problemas na saúde como a falta de proteínas com o zinco, alergias a produtos químicos como o esmalte, sabão, detergente, cremes. Problemas  dermatites como micose, intoxicação por alguns metais pesados, insuficiência renal, e até mesmo uma anemia.

Unhas inchadas e avermelhadas.

Unhas com inchaços e doloridas: Geralmente o tipo de alteração na unha apresenta manchas esverdeadas ou um tipo de vermelhidão, dor que se expande ao redor dos dedos, pode indicar problemas na saúde, como infecções bacterianas e algumas micoses.

Unhas fracas.

Uma parte da unha branca e a outra avermelhada: Podem indicar alguns problemas renais na saúde, como nefrite, infecção urinária, cálculo ou insuficiência renal, entre outros.




 Unhas fracas e com descamação: a falta de proteínas como o cálcio, zinco, e vitaminas E, B e A que ajudam na composição da unha devido à carência destes nutrientes podem fazer com que as unhas se enfraqueçam e fiquem secas e quebradiças. Estes sintomas também podem indicar problemas na saúde como anemia e hipotireoidismo.

  Unhas com manchas escuras.

Unhas escuras: unhas com faixas negras, que se esticam da base até a ponta podem significar disfunções hormonais como Hipotireoidismo, micoses, melanoma, que é mais conhecido por câncer de pele. Também algum tipo de problema na matriz ungueal como já dita acima uma substancia que é responsável pela produção de melanina.

Em algumas crendices populares brasileiras, as pessoas dizem que essas manchinhas brancas na raiz das unhas são coisas boas que estão por vir, outras, que cada mentira que você conta, é uma manchinha que aparece, sem contar que tem gente que diz ser presentes a ganhar. O que essas pessoas não sabem é que essas manchinhas esbranquiçadas só surgem devido a algumas pequenas batidas na unha, que causam uma pequena lesão na matriz ungueal que é responsável pela produção de queratina nas unhas. Outras alterações relacionadas à aparência das unhas, como cor, superfície e crescimento podem significar problemas internos de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário