sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A influência das cores na vida das pessoas I



 
O amarelo
Representa luz, vida, ação e poder. Sob aspectos psicológicos é considerada a cor da raiva, repulsa, do atrevimento, dos impulsos e da falsidade. Em paradoxo, por se relacionar com o Sol, significa alegria, bom humor. Por ser uma cor associada à luz solar, parece não ter nenhum limite. É uma cor quente e expansiva, que ativa a mente e abre-a para novas idéias. O amarelo é uma cor ativa, expansiva, ambiciosa, excêntrica e inquiridora. Está ligada a certos estados d'alma, como a euforia, a variabilidade, a expectativa e a espontaneidade. Também está relacionada com a originalidade, a mente radiante e a franqueza.
Ela torna mais sensível a consciência e nos deixa mais alertas; sua vibração também ajuda as pessoas que têm dificuldades para a aprendizagem, pois é uma cor que favorece a intelectualidade. O amarelo alimenta o ego e pode estimular e iluminar os recessos mais profundos da mente. As pessoas que se sentem bem consigo mesmas costumam adorar essa cor. Ela nos ajuda a assimilar conhecimentos e expande a consciência de uma realidade maior fazendo até com que as pessoas percam seu senso de limite. Psicologicamente, o amarelo está ligado à liberação da carga da responsabilidade excessiva, à redução da inquietação, da ansiedade e das preocupações. Tudo de um modo suave, mas não inconseqüente.
Amarelo-ouro - Onde há muita luz, esta cor cintila proporcionando uma sensação de magnificência.
Amarelo-claro - Alguns tons pálidos do amarelo proporcionam uma sensação de espaço e de exaltação mental. Mas, os tons excessivamente pálidos também podem exaurir as energias; semelhante ao Sol, que nos dias frios de inverno é mais fraco e não tem a mesma luminosidade e calor.
Amarelo-escuro - Cor que exerce um efeito negativo sobre nós, criando uma sensação de pessimismo e negatividade em relação ao próximo.
Amarelo-mostarda - Cor associada à fraude, ao engano, à perda de vitalidade. Em roupas, pode dar a sensação de que a pessoa está pálida ou com pouca energia.

Cinza
Trata-se de uma cor inteiramente neutra e isenta de qualquer capacidade de influenciar o ser humano, já que é o equilíbrio entre o branco e o preto. O cinza não emite estímulo psicológico e, em qualquer tonalidade que se apresente, não produz nem tensão nem relaxamento: é neutro. Transmite, assim, essa mesma neutralidade que dá a sensação de equilíbrio e estabilidade. As pessoas que tem atração pelo cinza sentem necessidade de buscar o equilíbrio, a redução de conflitos psicológicos e pode estar carente de energia vital, procurando se isolar do mundo ou não se identificando com os padrões e valores mundanos. São pessoas tranqüilas, distantes, precavidas.

Preta
Transmite a sensação de renúncia , entrega, abandono e introspecção. Sua condição de total ausência de cores a relaciona simbolicamente com a ideia do nada, do vazio. Por isso, expressa a concepção abstrata do zero, da negação, do espaço infinito, do não ser, do não. O preto significa também o destino e a morte, favorece a autoanálise e permite um aprofundamento do indivíduo no seu processo existencial. Uma pessoa que gosta desta cor é considerado sofisticada, séria, autoritária, impressionante, digna, seca, misteriosa, desconhecida. E também são vistas como estranhas, distantes, taciturnas, procurando a renúncia e o isolamento. É a cor predileta de monges e outros tipos de religiosos, pois permite um maior contato com o inconsciente e com a vida interior. Ambientalmente, quando associada a outras cores modifica o efeito destas, realçando seus tons. É a cor que reflete menos luz. Portanto, não é considerada uma cor primordial.

Vermelho
É uma cor ativa e estimulante que produz impulsividade, avidez, excitabilidade, impulso sexual e desejo. Vermelho é calor, energia, sensualidade. Aumenta a tensão muscular, ativa a respiração, estimula a pressão arterial. É cor indicada para pessoas introspectivas, retraídas. O uso dessa cor revela uma pessoa vigorosa, ativa e enérgica, geralmente com natureza afetuosa, apaixonada, impulsiva e corajosa, mas que também pode ser dominadora ou irada. O vermelho pode ainda traduzir ódio, desejo de vingança, malícia. O uso do vermelho favorece a força de vontade, a conquista, a vitória, a glória e a liderança. Sua contemplação estimula à ação, à luta, à conquista. Ele faz a pessoa sentir-se intrépida, ousada, poderosa, corajosa. Em excesso perturba o sistema nervoso, dependendo de suas variações de tonalidade. É a cor das pessoas detentoras de magnetismo pessoal e de grande força vital psíquica ou orgânica. São pessoas dinâmicas, empreendedoras e às vezes, instáveis; e em casos extremos, violentas.

Azul
É uma cor suave, que produz calma, tranqüilidade, ternura, afetuosidade, paz e segurança. Ela favorece as atividades intelectuais e a meditação. A contemplação de azul determina profundidade, sentimento de penetração no infinito, sensação de leveza e contentamento. É a cor preferida das pessoas calmas, seguras, equilibradas e leais. O azul estimula na personalidade a doçura, a parcimônia, a sensatez e a ternura. É uma cor passiva, concêntrica, perceptiva, sensível, incorporativa e unificadora.
É a cor da compaixão, e também uma cor feminina, da paz de espírito, da ética, da integridade e da confiança. Favorece a criação e a manutenção de um clima ou ambiente calmo e organizado em residências ou locais de trabalho. Daí ser conveniente pintar as paredes de azul em locais sujeitos a muita tensão, atritos e desavenças. Num sentido mais profundo, o azul é a cor da nossa identificação com o planeta, que visto do espaço é de um azul indescritível.
Em suas tonalidades mais escuras, o azul é relacionado ao infinito profundo e à eternidade; em seus tons mais claros, ao êxtase místico. Quando existe aversão ao azul ou mesmo medo do azul índigo ou profundo, isso pode significar confusão e instabilidade psicomental, inquietação, ansiedade, inconstância, orgulho e rebeldia, além da necessidade insatisfeita de realização emocional. Como com todas as cores, existem muitos tons e matizes de azul que irradiam diferentes energias e nos afetam de diferentes maneiras. Precisa ser usado com cuidado e discernimento, do contrário, pode criar um ambiente frio. Use sempre uma cor quente acompanhando-o. Azul em demasia faz com que a pessoa fique indiferente e retraída; mas o azul ajuda a baixar a pressão sangüínea e a reduzir o stress e a tensão. Também pode deixar-nos com sono.
Azul escuro(puro) - Esta é a cor favorita do ser confiante, conservador, responsável, confiável, tranqüilo, introspectivo, perspicaz, intuitivo, inteligente e sábio. O uso do azul pode ser muito eficaz e pode causar em nós um efeito profundo. Ele traz à tona o melhor das pessoas; aquelas que se entregam ao engano, à mentira ou à desonestidade começam, quando cercadas por essa cor, a sentir-se culpadas e a mudar de comportamento. Quando usado com o amarelo, o azul ativa a mente e a intuição. Usado com o vermelho, ele faz manifestar as emoções e fortalece as opiniões. Com o rosa, traz à tona o lado afetuoso da nossa natureza. O azul-escuro com cor-de-pêssego estimula a criatividade; o azul-escuro com o laranja faz aumentar a capacidade de comunicação e estimula a verdadeira responsabilidade - que a pessoa seja verdadeira consigo mesma e com o que sente e quer e não com o que acha que tem de ser! A energia do azul escuro remove as impurezas, clareando as percepções.
Índigo (azul escuro violetado) - O índigo pode trazer à tona velhos medos; apesar de ser uma cor natural, ele parece quase preto e nos afeta as emoções e os pensamentos mais profundos. Sua vibração é muito forte.
Azul-claro (azul misturado com branco) - É a cor favorita do ser pacífico, afetuoso, carinhoso, idealista, comunicativo, sincero, criativo, perseverante. O uso desta cor pode estar associado com tons quentes de rosa ou laranja, pois sozinho ou com o branco ele pode criar uma sensação de frieza, e muitas vezes leva à introspecção.
Azul esverdeado (cor terciária) - Produz uma sensação de sofisticação, criatividade, exigência, ordem e egocêntrismo.
Turquesa (azul misturado com verde, de intensidade viva) - É uma cor extremamente relaxante e repousante, mas deve ser usada sempre acompanhada de uma cor quente para assegurar o equilíbrio. E maravilhosa como cor principal de uma decoração e ajuda a reduzir rapidamente o stress. O turquesa contém azul e verde, ambas cores relaxantes por si mesmas.
Azul alfazema - Cor que desperta a pessoa para o sentido mais profundo e para seu propósito de vida.

Laranja
É uma cor alegre e densa formada pela mistura de duas outras cores: o amarelo e o vermelho. Sua ação é intermediária a essas cores, sendo mais fraca que o vermelho e mais forte que o amarelo. Esta cor estimula a pessoa a despertar para os seus potenciais, a defender o próprio ponto de vista e a ser mais confiante. Cor estimulante da conversação; é a cor da vitalidade, da criatividade e da afetividade.
Os tons mais pálidos do laranja nos fazem relaxar e torna-nos mais parecidos com aquilo que realmente somos. As pessoas se sentem mais capazes de se comunicar, e muitas descobrem que estão dispostas a usar sua criatividade, se ainda não o fazem. As pessoas que gostam desta cor geralmente são calorosas, criativas, alegres, imediatistas, positivas, expressivas e sensuais.
Laranja claro (misturado com branco) - É uma cor que proporciona uma sensação de conforto, alegria e expressividade. Se você introduzir essa cor na sua casa ou local de trabalho, começará a se sentir bem consigo mesmo. A energia do laranja fortalece a expressividade - desde que você tenha uma idéia clara do que quer conseguir - assim, esta cor lhe dará energia para ir em frente e obter sucesso. Todos os artistas criadores adoram usar essa cor, especialmente com o azul, que é um ótimo complemento para ela. Veja a página Cores e combinando cores  para saber como empregá-los adequadamente.
Laranja escuro (misturado com preto) - Enquanto o laranja claro nos dá vigor e vitalidade, os tons escuros da cor laranja podem ter um efeito negativo, mais sedativo. Misturando o preto com o laranja obtém-se o marrom, cor que na natureza é maravilhosa, mas que deveria ser evitada na decoração, a não ser que seja a natural coloração de um material (ver tópico tratando do marrom). O laranja escuro pode criar uma atmosfera deprimente, e não deve jamais ser usado na decoração. Causa também uma sensação de desamparo e insegurança.
Laranja (tonalidade pêssego) - Para uma tonalidade como esta é necessário o laranja e o rosa pálido misturados. A cor pêssego ativa os impulsos criativos e induz a melhorar os relacionamentos. Quando utilizada com o azul-escuro, estimula a criatividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário