sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A influência das cores na vida das pessoas II



 
Rosa
Está associada ao carinho, ao relaxamento, a afetividade e a maternidade. O vermelho é o emblema do amor e do sangue, do fogo e de todos os ardores, quer se refiram a Deus ou à natureza. O branco, por sua vez, é a sabedoria e a pureza. A mistura dessas duas cores dá origem ao rosa, que exprime, portanto, o amor matizado pela constância, sangue frio, moderação e prudência. Diz-se que o rosa representa o amor e a sabedoria. O cor-de-rosa proporciona calor; seus tons mais pálidos podem ser relaxantes. Os tons róseos mais quentes têm um efeito positivo, e sob a sua influência as pessoas tornam-se ativas e desejosas de progresso. Combate a apatia e a indiferença pela vida.
Rosa salmão - Cor que significa a vibração do amor universal e do amor por si mesmo.

Violeta
Cor resultante da mistura do vermelho com o azul, conservando as propriedades de ambas, embora seja uma cor distinta. O violeta tenta unificar a conquista impulsiva do vermelho com a entrega delicada do azul. É a cor da identificação com o lado misterioso da vida. Permite a sensação de fusão entre sujeito e objeto, entre o indivíduo e o todo. É , definitivamente, uma cor ligada ao encantamento, ao sonho, ao estado mágico da mente, aos desejos espirituais, ao deleite espiritual ou astral.
O violeta é a cor preferida das pessoas imaturas ou que estejam em processo de busca espiritual para as suas vidas. Mas isso não quer dizer que a escolha do violeta signifique falta de maturidade ou de experiência. Quem prefere o violeta é claramente sensível e delicado. É a cor das pessoas que têm insegurança emocional e certa instabilidade psíquica.
O violeta é uma cor feminina, transmitindo misticismo, identificação cósmica, intimidade sensível, encantamento e irrealidade. Essa cor tem uma vibração muito rápida e estimula a criatividade musical e artística, levando-nos a fazer o melhor possível naquilo que empreendemos.
Púrpura - O púrpura contém muito vermelho, que ativa emoções básicas, de maneira que podemos nos sentir muito emotivos e reagir de acordo.
Violeta claro (misturado com branco) - Sendo uma cor etérea, o violeta pode ser usado com outras cores, mas não deve ser usado como cor principal no ambiente. Ele cria uma falta de base e, com o tempo, a pessoa se desinteressaria pelo mundo ao seu redor.
Magenta
Essa cor contém tanto o vermelho quanto o violeta e é extremamente animadora. É viva e dramática; sua presença causa boa impressão no ambiente doméstico, especialmente em espaços amplos. O uso dessa cor na decoração pode inspirar as pessoas e encorajá-las a tomar iniciativas. Portanto, indicada para ambientes de negócios. O magenta combina bem com o verde - essas duas cores se intensificam mutuamente. Veja a página Combinado Cores para melhor observação.
Roxo - Cor do ser intelectual, sensível, intuitivo, compreensivo, acolhedor.

Branca
É a presença de todas as cores e por isso considerada uma cor primordial. Quando usado como acessório, complemento, traz claridade e alegria, porém em grande quantidade torna-se frio e monótono. Está associada ao prestígio, economia, distinção, silêncio, leveza, tranquilidade e limpeza.
O branco dá a ideia de sim (positividade) e é também símbolo de divindade. Uma pessoa que gosta desta cor é considerado pura, ordeira, crítica, autossuficiente, cautelosa, motivada, intelectual, positiva.

Marrom
Representa a constância, a necessidade de segurança, a dependência, a disciplina e a uniformidade, induzindo ainda à observação de regras. No século passado, o marrom era usado regularmente, o que contribuiu para que o homem se fixasse muito em suas idéias e pontos de vista.
Como o marrom é uma espécie de vermelho escurecido, ele possui a vitalidade e a força impulsiva do vermelho, só que de forma atenuada pelo preto neutralizador. Assim, o marrom é uma cor que transmite uma vitalidade passiva. É uma cor indiferente, comumente preferida por religiosos e andarilhos. Por isso é que se diz que o marrom realça a importância das raízes, do lar e do agrupamento social.

Bege
Cor neutra que representa a sensação de boa adaptação, equilíbrio, iniciativa ao trabalho e ao esforço.

Verde
É a cor do equilíbrio e da harmonia; quando olhamos através de um prisma, o verde está no centro do espectro. Nem quente nem frio, ele combina com todas as outras cores e ajuda a reduzir a tensão e o stress. É uma cor que está relacionada com a auto-estima. Mas, ele pode afetar emocionalmente algumas pessoas com problemas não-resolvidos.
É por isso que nem todas as pessoas gostam do verde; mas, ele é uma cor que eleva nossas vibrações e nos ajuda a fluir com os acontecimentos. O verde proporciona a sensação que se tem quando se dá uma caminhada no bosque e no campo: uma profunda sensação de liberdade e fluidez. É cor relaxante e repousante. É a cor da firmeza, constância , perseverança, resistência, esperança. E também da segurança, do amor-próprio, da autoafirmação e do orgulho. É uma cor passiva, defensiva, concêntrica, imutável, possessiva e repressiva. Equilibra as emoções. É a cor que menos fatiga a vista, é o equilíbrio entre o calor e o movimento do amarelo e a estática e a frieza do azul.
Sua influência assinala persistência, determinação e, em casos extremos, obstinação. O verde dá maior flexibilidade ao poder da vontade, estimula o amor-próprio e em excesso, até a arrogância. Favorece a repressão de sentimentos, bloqueando-os e aumentando assim a pressão psíquica.
Determina impulsos de orgulho, superioridade, maior autocontrole, contribuindo para um temperamento austero e despótico. Estimula ainda a busca de condições mais adequadas de ação.
A escolha de verde revela uma pessoa com força de opinião e criativa, reformadora, mas conservadora e, dentro de um critério fechado de opções. Já a aversão ao verde pode significar um estado de ansiedade para libertar-se de tensões reprimidas, bem como a perda da capacidade própria de resistência a situações adversas, redução da autoestima e da autoafirmação, sensação de culpa e de fracasso. Pode ser também sinal de capricho excessivo e de teimosia.
Verde escuro - Seu uso proporciona uma sensação de força e estabilidade.
Verde claro - As crianças adoram os tons pálidos do verde. Essa tonalidade ajuda a sentir-se bem consigo mesmo e ser mais afetuoso. Favorece a consciência do meio ambiente - da natureza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário