Comunicar-se bem sempre foi imprescindível, mas nos dias de hoje tornou-se questão de sobrevivência. Buscando dar uma ajuda em todos os aspectos de crescimento, estou postando estas dicas de comunicação eficaz.
Aproveitem!!!
10 Dicas para
uma comunicação eficaz
Estilo - É importante perceber e
respeitar o seu próprio estilo e, se necessário, aperfeiçoá-lo;
Percepção - O bom orador deve estar atento a todos os estímulos que surgem
durante o discurso e usar deles para direcionar sua fala;
Gestos e expressões faciais - Os gestos dão força às palavras, reforçam
pensamentos, enriquecem a comunicação. Mas devem ser feitos de modo diferente
de acordo com cada situação;
Espontaneidade - As pessoas costumam ser mais receptivas à fala
de quem se mostra tranquilo e seguro. Quando além de espontâneo, o orador é
simpático e se coloca de "igual para igual", cativa rapidamente o
público;
Ritmo e inflexão da voz - Através do ritmo e inflexão da voz, imprimimos a
emoção da fala, sem tanta necessidade de gesticulação. Determinam os pontos ou
assuntos mais relevantes da fala;
Dicção
- É fundamental cuidar da "aparência das palavras";
Respiração - A respiração profunda e controlada resulta em uma voz poderosa e rica
em tonalidades;
Eloquência - O orador tem que sentir entusiasmo quando fala;
Persuasão - Com a persuasão, levamos os ouvintes a perceber a nitidamente as
vantagens de adotar determinados ponto de vista ou procedimentos. Uma boa
persuasão atua tanto na razão como na emoção;
Improviso - É necessário que o orador conheça muito bem o tema, treine a fala e
pesquise sempre, para se atualizar. Com uma bagagem completa, a viagem fica mais
fácil.
"A construção do projeto de vida e a escolha
profissional" - Profº Leo Fraiman
Nenhum comentário:
Postar um comentário